Morada
Avenida da Imaculada Conceição, 910 - 4700-034, Braga

Email
ensino.avibra.21@gmail.com

João Diogo Leitão venceu Concurso de Composição para Viola Braguesa

João Diogo Leitão venceu Concurso de Composição para Viola Braguesa PRÉMIO do primeiro Concurso Nacional para a Composição em Viola Braguesa Solo, promovido pela AVIBRA, foi entregue à peça‘Estudo Número 1’, da autoria de João Diogo Leitão. Alunos do curso de sensibilização à Viola Braguesa receberam os diplomas.

 

MÚSICA| Miguel Viana | lll “O concurso tem como guitarrista e criador João Diogo Leitão foi o vencedor do primeiro Concurso Nacional de Composição para Viola Braguesa, promovido pela AVIBRA – Associação dos Amigos da Viola Braguesa. O prémio foi entregue ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, numa sessão presidida pelo vereador João Rodrigues. Natural de Gondomar, o jovem guitarrista disse ter sido a primeira vez que recebeu “um prémio ligado ao fenómeno da criação num concurso de competição”. “Ainda por cima ligado a um instrumento que me tem dito muito nos últimos anos”, frisou João Diogo Leitão. O gosto pela Viola Braguesa surgiu durante a preparação de um ano sabático marcado pormuitas viagens. “Nunca tinha tocado este instrumento, mas já o conhecia. Pensei que seria um instrumento interessante para levar comigo, por ser portátil. Comprei uma Viola Braguesa e apartir daí fui conhecendo o instrumento”, explicou João Diogo Leitão.

 

Na sessão de entrega do prémio o vencedor tocou a peça ‘Estudo Número 1’ que pretendeu ser uma homenagem ao guitarrista português Carlos Paredes. “A obra Estudo Número 1DRO presidente da AVIBRA e o vereador João Rodrigues com João Diogo Leitão (ao centro), vencedor do concurso de Viola Braguesa foi a que venceu o concurso e tem o lado de homenagem a Carlos Paredes. Sempre que ouço um disco dele sinto uma conexão muito especial”, admitiu João Diogo Leitão O presidente da AVIBRA, José Dias lembrou que o concurso“tem como objectivo fundamental convocar todos os tocadores de Viola Braguesa para a preparação de partituras de novas composições, que permitam enriquecer o portfólio e projectar ouso da Viola Braguesa a Solo e em conjunto com outros instrumentos”. 

 

O vereador João Rodrigues destacou que o concurso é uma oportunidade para manter viva uma das tradições do concelho de Braga. “Estamos a incutir numa camada que é o futuro, algo que é tradicional”. “Braga é umacidade que tem cada vez mais gente e mais jovens, e acho importante que consigamos manteras tradições e evidenciar aquiloque é nosso”, acrescentou ainda João Rodrigues. O presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, Carlos Guimarães, felicitou a AVIBRA pela dinamização do ensino da Viola Braguesa. O autarca destacou queestas iniciativas são importantes para a formação dos jovens e desejou que a Escola EB2/3 de Celeirós e objectivo fundamental convocar todos os tocadores de Viola Braguesa para a preparação de partituras de novas composições, que permitam enriquecer o portfólio e projectar o uso da Viola Braguesa a Solo e em conjunto com outros instrumentos.” José Dias Presidente da AVIBRA “possa promover junto dos seus alunos o ensino da Viola Braguesa”. A directora da Escola EB2/3 de Celeirós, Célia Simões, indicou que as actividades como o ensino da Viola Braguesa “são fundamentais para a formação integral dos jovens”. A mesma sessão serviu também para distinguir nove dos 11 alunos que estão a aprender a tocar Viola Braguesa na AVIBRA. Foram eles: Sofia Gonçalves, Afonso Silva, Gabriel Oliveira, Marcelo Sousa, Sofia Costa, Guilherme, Mariana Costa, Luna Oliveira e Valentim Oliveira. Todos são alunos do terceiro ao sétimo ano da Escola EB2/3 de Celeirós que participaram noprimeiro curso de construção e sensibilização à Viola Braguesa promovido pela AVIBRA.

2 comentários

  1. A AVIBRA está no bom caminho. É com iniciativas destas que se promove um importante ativo do património identitário. Despertar o interesse e motivação das crianças e reconhecer os valores nacionais e internacionais que podem acrescentar valor é um caminho de grande alcance. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *